|
|
| {{subiu_orn | }} |
{{subiu_num | }} |
{{subiu_orn | }} |
{{subiu_caps | }}
{{subiu_linha | }}
|
|
A única árvore em 400 quilômetros de deserto
Uma acácia no Níger guiou caravanas por gerações no meio do Saara, até um caminhão derrubá-la em 1973.
|
A acácia do Ténéré, sozinha nas dunas
|
| ▼ |
| |
|
400 quilômetros, em qualquer direção. Era o espaço de areia sem uma única outra árvore em volta de uma acácia plantada pelo acaso no nordeste do Níger, no coração do Saara.
Quem atravessava aquele trecho via o horizonte inteiro liso, sem sombra, sem pedra alta, sem marca. Dunas amarelas que o vento muda de lugar a cada tempestade, e um céu branco de calor.
De repente, no meio do nada, aparecia um tronco torto e uma copa rala, mais baixa que um poste de rua. Os viajantes paravam, desciam dos camelos e encostavam a mão na casca para ter certeza de que ela existia.
Os tuaregues, povo nômade que cruza o Saara há séculos, conheciam aquela acácia pelo caminho que ela marcava. Não era um enfeite na paisagem. Era um ponto de referência, com a mesma função que um farol tem para um barco.
As caravanas de sal saíam de Agadez, cidade de adobe (tijolo de barro seco ao sol) no centro do Níger, e seguiam para o leste até os oásis de Bilma. Eram milhares de camelos em fila, andando de noite e descansando no calor do dia.
No trecho mais vazio da rota, a árvore dizia ao guia que ele estava no rumo certo. Errar a direção ali significava ficar sem água antes do próximo poço.
Nenhum caravaneiro cortava um galho dela para fazer fogo, mesmo com a lenha escassa. Os camelos passavam, comiam as folhas que alcançavam, e a árvore continuava de pé.
Durante décadas, os mapas franceses da região traziam um símbolo solitário naquele ponto do deserto. Era o único desenho de árvore numa folha inteira de papel.
Até que, numa noite de 1973, um motorista passou com um caminhão exatamente por ali. Com centenas de quilômetros de areia livre para desviar, ele bateu justo no único obstáculo existente.
O que ficou do tronco não apodreceu no deserto. Foi recolhido e levado de caminhão até a capital do país, Niamei, onde está exposto até hoje.
A seguir: como aquela acácia sobreviveu sozinha, quem a derrubou e o que existe hoje no lugar dela.
Continue lendo ↓
|
|
|
|
I A Curiosidade do Dia
Raízes que desciam 35 metros
|
|
A Árvore do Ténéré era uma acácia da espécie Acacia tortilis, a acácia-guarda-chuva, que cresce em savanas secas da África. Ficava no Ténéré, nome que na língua dos tuaregues significa "deserto", uma planície de areia no nordeste do Níger.
A pergunta que todo viajante fazia era a mesma: como uma árvore sobrevive onde não chove quase nunca? A resposta estava debaixo da areia, longe da vista.
No inverno de 1938 para 1939, militares franceses cavaram um poço a poucos metros do tronco. Queriam saber de onde vinha a água que mantinha a acácia viva.
|
O poço aberto pelos militares franceses no inverno de 1938 para 1939 encontrou as raízes da acácia descendo até o lençol freático (a camada de água subterrânea) a cerca de 35 metros de profundidade.
|
Trinta e cinco metros equivalem a um prédio de uns 12 andares. A árvore tinha uma copa modesta e uma raiz que ia fundo o bastante para beber de um reservatório escondido.
A acácia-guarda-chuva é feita para esse tipo de vida. Tem folhas miúdas, que perdem pouca água no calor, e espinhos que afastam parte dos animais. Consegue passar meses parada, esperando.
A árvore também era uma sobrevivente de outra época. O Saara já foi mais verde, com lagos, capim e animais de savana, e o Ténéré guarda pinturas e ferramentas de pedra de povos que viveram ali quando havia água na superfície.
Quando o clima secou, as outras árvores da região foram sumindo. A acácia do Ténéré resistiu porque suas raízes já alcançavam a água funda, e ficou para trás como a última de um bosque que deixou de existir.
Ninguém sabe a idade exata dela. Nunca se fez uma contagem de anéis publicada, e o tronco preservado não foi cortado para análise, então qualquer número seria chute.
O comandante francês Michel Lesourd, do serviço militar que administrava o Saara, visitou a acácia em 1939 e deixou por escrito o espanto:
"É preciso ver a Árvore para acreditar na sua existência. Qual é o seu segredo? Como ela pode continuar viva apesar das multidões de camelos que pisam ao seu redor?" (Michel Lesourd, relato publicado em 1939)
A resposta ao segredo estava no poço que os colegas dele tinham acabado de cavar. E o poço virou parada obrigatória das caravanas, que passaram a beber da mesma água que alimentava a árvore.
|
|
|
|
|
II A História Por Trás
O caminhão de 1973
|
|
Por gerações, a Árvore do Ténéré foi tratada como sagrada pelos caravaneiros. Havia um acordo sem papel: ninguém a cortava, ninguém a queimava, e os animais só comiam o que alcançavam.
A rota de Agadez a Bilma, chamada de azalai (a grande caravana do sal, na língua dos tuaregues), passava por ela duas vezes por ano. Os homens levavam grãos e tecido para o leste e voltavam carregados de blocos de sal.
O sal de Bilma servia para temperar comida, conservar carne e alimentar o gado das cidades do sul. Nos mercados da região, o sal funcionava como moeda de troca, e as caravanas eram a única forma de levá-lo do deserto até quem comprava.
No século 20, os camelos começaram a dividir o deserto com caminhões. As mesmas rotas passaram a ser percorridas por veículos de carga, que atravessavam o Ténéré em dias, onde as caravanas levavam semanas.
Os motoristas também usavam a acácia como marco. Em mapas rodoviários e de aviação da época, ela aparecia como referência de navegação, um dos poucos pontos fixos numa paisagem que o vento redesenha.
Em novembro de 1973, um caminhão bateu no tronco e derrubou a árvore. Os relatos da época atribuem o acidente a um motorista líbio, e várias versões dizem que ele estava bêbado.
|
Num deserto em que dava para desviar por centenas de quilômetros em qualquer direção, o único obstáculo de verdade no caminho foi exatamente o atingido.
|
O nome do motorista nunca foi divulgado nos registros que chegaram aos jornais e aos livros. Também não há notícia de processo ou punição, e essa parte da história ficou sem resposta até hoje.
Com o tronco partido, a árvore secou. A acácia que resistiu à mudança do clima, aos camelos e às tempestades de areia não resistiu a uma batida de para-choque.
O governo do Níger decidiu que o que sobrou não ficaria no deserto. Em 1973, os restos foram levados para Niamei, a capital, a mais de mil quilômetros do local.
A árvore foi instalada no Museu Nacional do Níger, que hoje leva o nome de Boubou Hama, político e escritor nigerino. O tronco seco, cinzento e retorcido fica num pavilhão próprio, protegido por uma estrutura coberta.
|
| |
|